Mini Abdomen

Geralmente vista pelos pacientes como uma cirurgia para correção da flacidez do abdômen com cicatriz reduzida e com recuperação mais fácil, a miniabdominoplastia tem diferenças marcantes quando comparada à abdominoplastia clássica. Não é uma abdominoplastia de porte menor. É uma cirurgia menor sim, mas com indicação para pacientes diferentes dos da abdominoplastia clássica.

Como assim? Vamos ver: É comum durante a gravidez, devido à distensão do abdômen, haver um laceamento da pele, separação da musculatura e consequente flacidez abdominal. Porém o grau depende do quanto se engorda, do tamanho da distensão do abdômen e da genética da paciente.

Para quem é indicada a miniabdominoplastia?

Pacientes com pele clara, fina, com facilidade de ter estrias, têm maior propensão a um flacidez mais acentuada. Pacientes de pele grossa, firme, geralmente sofrem menos. Porém, o fator mais importante na geração da flacidez é o tamanho da distensão do abdômen, o que é diretamente relacionado com o ganho de peso na gestação.

Pacientes que engordam até 8 Kg, dificilmente têm uma flacidez grande, a pele sofre pouco, o músculo fica laceado apenas abaixo do umbigo (na maioria dos casos). As estrias são pouco frequentes.
Pacientes que engordam em torno de 15 Kg, comumente têm flacidez de pele moderada, musculatura com afastamento até a parte superior do abdômen, estrias frequentes.

Nos casos de ganho de peso acima de 20 kg, uma flacidez grande é quase uma regra, apresentando músculos bem afastados, estrias abundantes e muitas vezes grandes dobras de pele ao se sentar.

Vale a pena lembrar, que em uma gestação saudável não é necessário ganhar mais peso do que 8 Kg (bebê = 3,5 Kg; placenta 0,5 Kg, líquido amniótico 1,5L, inchaço 2 Kg = Total 7,5 Kg). Todo o ganho acima disso é gordura desnecessária e prejudicial.

Entenda os detalhes e diferenças da miniabdominoplastia

Diferentemente da abdominoplastia clássica que retira muita pele (geralmente entre a cesárea e o umbigo), amarra a musculatura até a parte superior do abdômen (próximo às mamas), remodela o umbigo e trata a flacidez moderada a acentuada; a mini abdominoplastia é indicada apenas para casos de flacidez leve.