Prótese de Mama

A mamoplastia significa plástica das mamas, seja com a finalidade de reduzir, aumentar ou tratar a flacidez. A mamoplastia de aumento, além do que o nome já diz, promove um ganho na forma e uma melhor harmonia entre a mama e o restante do corpo da mulher.

A mama de pequeno volume ou até mesmo ausente traz inúmeros prejuizos a paciente. Na grande maioria delas, ainda na adolescencia, observam o desenvolvimento das outras regioes do corpo sem o aumento adequado ou desejado do volume da mama. Por ser uma das principais regioes responsaiveis pela sexualidade feminina e pilar importante de atraçao entre os sexos, o pequeno volume das mama pode levar a prejuizo importante das relaçoes afetivas e inibiçao psico-social das pacientes.

Vale lembrar que as proteses sao sempre posicionadas abaixo do tecido glandular, nao causando, dessa forma, intereferencia no processo de lactaçao ou de realizaçao de exames habituais da mama.
A cirurgia

De acordo com o volume inicial de cada mama, a posiçao e tamanho da areola e desejo da paciente, podemos optar por 3 vias de incisão e 3 locais para posicionamento do implante. As vias podem ser: através de uma pequena incisão no sulco mamário, através de incisão ao redor da aréola ou através de pequena incisão em prega axilar. É importante lembrar que a via transumbilical não é utilizada em nosso país, pois as proteses necessárias para tal procedimento nao sao fabricadas e também não liberadas para uso.

Com relação ao local do implante, este pode ser posicionado abaixo da glândula, abaixo da fáscia do músculo peitoral ou abaixo do músculo peitoral. A indicação para cada posicionamento depende da quantidade de tecido prévio de cada paciente e motivos de segurança traçados cirurgião.

O volume das próteses e o formato tem caráter misto, subjetivamente a paciente manifesta seu interesse enquanto por outro lado, o cirurgião objetivamente estabelece os limites, o volume mais adequado e harmônico.
As incisões possuem pequeno tamanho e geralmente presentes em regiões pouco perceptíveis, porém o cuidado realizado no pós-operatório é fundamental para o melhor resultado.

Após a alta, é recomendando manter repouso relativo por cerca de 15 dias, com controle de movimentos dos membros superiores, uso de sutien ou faixas axilares por período variável. Exercícios mais leves podem ser realizados por volta do 30 dia na maioria dos casos.