Rinoplastia

O nariz tem importante função respiratória, olfativa e por ter posição central na face, representa elemento estético de atenção primária. As características genéticas, familiares e raciais determinam o padrão individual de cada nariz assim como a relação e proporção deste com os demais elementos faciais.

A rinoplastia é a cirurgia para correção de anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismo ou outras doenças do nariz. Nesses casos, o principal objetivo é restabelecer a função nasal associada a melhora estética do nariz. Os casos devem ser individualmente avaliados através de exames específicos e das queixas do paciente para traçarmos o melhor planejamento cirúrgico, que em alguns casos costuma ser multidisciplinar.

A rinoplastia estética é uma arte, domada por poucos, pois a melhora da estética nasal deve ser equilibrada com a manutenção da boa qualidade do funcionamento nasal. As queixas individuais do paciente são importantes, porém, o papel do cirurgião plástico como maestro é essencial. O nariz e a face devem permanecer harmônicos, por isso, cabe ao médico mostrar se o desejo da paciente é justificável, orientar sobre os riscos, limitações e os tipos de procedimentos a serem realizados. Assim como na rinoplastia funcional, os pacientes devem ser criteriosamente avaliados quanto a função prévia nasal e condições clinicas gerais.
Anestesia: local com sedação ou geral

Duração: 2h – 4h

Internação: 12- 24h

A cirurgia

A cirurgia do nariz pode ser feita utilizando dois tipos de incisão. A primeira, externa, na região da columela nasal, pouco visível com o tempo e por encontrar-se em posição inferior. A técnica que utiliza incisões internas tem como vantagem não deixar cicatrizes na região da columela, porém sua indicação não é consensual e possível para todos os casos, sobretudo os mais complexos.

O tratamento funcional pode ser realizado juntamente com a cirurgia estética do nariz, estando em casos de defeitos mais complexos indicado procedimento conjunto com Otorrinolaringologista em mesmo tempo operatório da Cirurgia Plástica.

As unidades estéticas do nariz são basicamente a ponta, o dorso cartilaginoso e ósseo, estando nesse complexo a base óssea e a base alar.

A cirurgia pode ser utilizada para reduzir, aumentar, corrigir deformidades do septo, deformidades do dorso ósseo ou cartilaginoso e alterar forma e projeção da ponta. Portanto, cabe ao cirurgião equilibrar o tratamento dos componentes nasais de forma harmoniosa, sem prejudicar a função nasal ou causar estigmas.